sábado, 14 de junho de 2014

Salada de boulgour

Chegou verão, apesar de no calendário ainda estarmos na primavera. Imagino que as praias até então desertas, estejam agora inundadas de pessoas, que buscam insaciada mente por um cantinho à beira-mar onde se possam refrescar. Imagino bandos de crianças a chapinhar felicidade nas poças de água e os seus frágeis castelos de areia, a rir e a gritar bem alto, correndo freneticamente à beira mar, a salpicar descaradamente quem por ali se encontra, até mesmo a rapariga que a medo entra no mar, e que a sua pele quente do sol sente tais salpicos quais cubos de gelo. Nós continuamos por casa, enquanto houver sinais de varicela na pequena, mas imagino que seja este o cenário frenético e alegre da maioria das praias da nossa costa.

Gosto de observar. Gosto de parar e ficar a contemplar a simplicidade daquilo que me rodeia. Observar a correria da vida, contemplar o quadro como se estivesse fora do cenário É um exercício excelente. Todas a pessoas deviam experimentar.

Aqui para os meus lados não existe muito movimento, humanamente falando. Quase não passam carros, pessoas muito menos, e quase que consigo na ouvir na integra apenas o som do vento nas folhas das árvores, os pássaros a chilrear, o galo que canta lá longe nas casinhas da localidade de baixo.

Gosto desta calmaria, deste silêncio que é o único onde me consigo escutar. Esta tranquilidade que me apazigua o corpo e alma. E este passar dos dias. Assim tão calmo, no sabor quente destas tardes de primavera disfarçada de verão.
O almoço de hoje, uma das saladas que mais gosto:




Salada de bougour
  • 1 chávena de boulgour
  • 2 chávenas de água
  • 1 cenoura
  • 1 maçã
  • couve roxa
  • tomate cereja
  • alface, agrião, rúcula

Num tachinho leva ao lume a água com uma pitada de sal. Quando levantar fervura junte o boulgour e deixe cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando. Deixe arrefecer e reserve.

Lave bem os legumes de folha verde, corte  cenoura e couve roxa em juliana, o tomate cereja em quartos e a maçã cortada em cubinhos. Junte o boulgour já frio. Mexe e tempere com molho vinagrete outro molho a gosto. Pode também juntar sultanas e sementes de sésamo e girassol tostadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário