quarta-feira, 11 de junho de 2014

Queques de Pêra [dias do avesso continuam]

Ainda sobre os dias ao contrário, quando o inesperado acontece, e como uma simples decisão inocente pode afetar o decorrer do resto do dia, e dos dias seguintes. Hoje (enquanto escrevo) foi um desses dias. Definitivamente, esta não está a ser a minha semana, mas seria ingénuo, ou até mesmo  tolo da minha parte atribuir a responsabilidade total a terceiros, que efetivamente causaram dano no meu dia. Acredito que tudo acontece na minha vida como fruto de decisões que são inteiramente da minha responsabilidade. Responsabilização pessoal, ouvi um dia numa palestra sobre saúde. Não poderia estar mais de acordo. Porque efetivamente eu decido a cada segundo, qual o passo que vou dar a seguir, escolho a roupa que visto, a comida que como, o local onde bebo café, o meio de transporte que me leva todos os dias ao trabalho. Tudo são escolhas. Livre arbítrio. E se aceitarmos esta nossa liberdade de escolha, sem tirar nem pôr, sem tira teimas e lamúrias à mistura, a vida é-nos simplificada.

Depois de todas as burocracias tratadas, queixa apresentada no posto da GNR, telefonemas para as entidades bancárias e de uma longa caminhada até casa, sou recebida pelo sorriso mais doce do mundo e pelo colo mais reconfortante de todos: minha filha, minha mãe.

Já no aconchego desta casa que escolhi para ser o nosso lar, penso que é altura de ter os pés mais no presente, no aqui e no agora, consciente, escolhendo os meus pensamentos assim, como escolho a roupa que visto todos os dias. Revejo cada movimento meu durante a tarde, tento retirar alguma lição dos acontecimentos do dia. Respiro fundo, agradeço, e bebo mais uma chávena de chá.
 


Para acompanhar o chá, queques de pera e gengibre que fiz ontem.
A receita original é da sempre inspiradora e que eu tanto gosto, Sophie Dahl.
Créditos imagem: Pastry Affair

Fiz pequenas alterações da receita (12 queques):

  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá bicabornato de sodio
  • 1 colher de cha gengibre moido
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 145g farinha espelta
  • 150g de flocos de aveia
  • 225g de puré de pêra (pode ser boião de fruta para bebé)
  • 2 ovos bio
  • 1 iogurte de soja natural
  • 200g de geleia de arroz
  • 1 pera rija descascada e cortada aos cubos
  • 100g de passas
 
Aqueça previamente o forno a 180º graus, unte 12 forminhas (antiaderentes) para queques, eu gosto de usar forminhas de silicone. Numa tigela grande junte os ingredientes secos. Faça um buraco no meio da mistura, e acrescente os ingredientes molhados, a pêra aos cubos e as passas. Mexa até todos os ingredientes secos estarem envolvidos na mstura. deite o preparado no tabuleiro, enchendo a cada forma 2 terços.

Leve ao forno cerca de 25 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário