quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

(Re) Começar a mudança

Nunca fui muito adepta das resoluções de Ano Novo, nem nunca cedi muito a lemas do gênero "Ano Novo, Vida Nova". No fundo as pessoas,  evocam o inicio de um novo ano no calendário, para dar significado ao inicio da mudança que querem ver nas suas vidas, e que não o conseguiram pôr em prática nos 365 dias anteriores. É disso que se trata, de mudança. Não uma vida nova, uma nova pessoa, um novo ano, mas sim mudança! E neste momento ocorre-me a frase sábia de Gandhi : Sê a mudança que queres ver no mundo.

Mas o processo de mudança não se adivinha uma tarefa fácil, porque esta mexe e remexe na nossa zona de conforto, e faz-nos ir à luta, arriscar, sem a certeza que iremos ser bem sucedidos. Medo... Surge então o obstáculo à mudança, o medo do desconhecido, que vive para além fronteiras da nossa zona de conforto.

Isto para dizer, que o meu processo de mudança começou há cerca de 3 anos atrás, quando iniciei a minha jornada no estudo da macrobiótica. Primeiro a alimentação, depois o estilo de vida. E vi realmente a mudança a entrar na minha vida. 

Nem sempre é fácil fazer uma alimentação macrobiótica, quando se trabalha tantas horas fora e longe de casa. A logística é completamente diferente. Não é melhor, nem pior, é apenas diferente. 
Tenho dias em que não cumpro com (quase) nada. E no dia a seguir (re)começo de novo. 
Mas é este o caminho que quero seguir e esta é a minha resolução para todos os dias: comer melhor, viver de forma mais harmoniosa, mais saudável, mais sustentável. Continuar a minha jornada em busca da transparência para comigo, para conhecer-me melhor, para ser melhor.

É esta a mudança que quero para mim.
É esta a mudança que eu quero ver no mundo.


créditos

1 comentário: