terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Hummus de grão de bico

Por vezes a vida pede-nos para simplificar. Relativizar. Nem tudo tem de ser perfeito, nem nada que se pareça. A vida é o que é. E cabe-nos a nós decidir como a queremos viver. E por vezes a simplicidade é a escolha mais inteligente de se fazer.
Digo isto porque no que diz respeito a pessoas complicadas, eu assumo inteiramente a minha faceta de “pessoa complicada”.
Descomplicar, simplificar, relativizar são todos verbos aos quais eu me propus a exercitar. So far, so good. E porque na cozinha, com as rotinas exigentes e o tempo cronometrado, também é preciso descomplicar, as receitas têm sido simples, práticas e naturalmente com muito sabor.
Esta é uma receita a que tenho recorrido, nestes dias curtos de tempo e de paciência. Muito saborosa e nutritiva. Por outro lado é simples e versátil. Podem servir como acompanhamento, como entrada num jantar para amigos ou como snack (barrado no pão fica uma delícia).
 
 
 




créditos imagem

 
Húmmus de grão-de-bico: (como eu gosto de fazer)

  • 500g de grão-de-bico cozido (+ ½ chav. da água da cozedura)
  • 1 cebola picada
  • 1 colher de chá de tahin (pasta de sésamo)
  • 1 fio de azeite
  • 2 colh. de sopa de shoyu
  • Coentros

 Juntar todos os ingredientes num recipiente e reduzir a puré. Rectificar os temperos se necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário