segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Segunda-feira e a Sopa de espargos

Segunda-feira. Inicia-se uma nova semana e retomam-se as rotinas: acordar  ainda de noite, (muito) mais cedo do que nos últimos dois dias, planear as refeições para toda a semana, fazer a lista de compras e “coisas por fazer” para optimizar tempo e reduzir stress e estados de ansiedade desnecessários.
Este foi um exercício que me “obriguei” a adoptar, agora ainda mais à risca desde que mudámos para a nova casa. Planear. Requer da minha parte alguma disciplina e foco, porque dispersar é uma das minhas especialidades.
Esta semana vou apostar nas sopas, consistentes. Daquelas que são autênticas refeições.
Na minha lista estão: sopa de lentilhas (laranja), de feijão azuki, minestroni e uma sopa de espargos que experimentei pela primeira vez na semana passada.
 
 
 
créditos imagens
 
É esta que partilho, a pedido da querida Susana.
 
(a minha) Sopa de espargos:
 
  • 300g de espargos cozidos
  • 1 alho francês
  • 1 cebola média
  • 2 cenouras
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 chav.  caldo de legumes
  • Sal q.b.
  • Natas de aveia para decorar
Refogar a cebola e o alho francês no azeite cerca de 2/3 minutos. Juntar a cenoura (eu gosto de juntar também um pouco de nabo, para dar mais consistência à sopa). Adicionar o caldo de legumes* adicionar uma pitada de sal (a gosto). Deixar ferver. Baixar o lume e deixar cozinhar cerca de 20 minutos ou até os legumes estarem cozidos. Juntar os espargos e reservar alguns para decorar o prato. Deixar cozinhar mais 5 minutos. Reduzir a puré. Rectificar os temperos. E decorar com um fio de natas de aveia e espargos.
 
 
*experimentem fazer o vosso próprio caldo de legumes, fervendo alguns legumes como cenoura, cebola, abóbora, alho francês, nabo.
podem guardar no frigorífico durante 3 dias e os legumes usem na sopa.

Sem comentários:

Enviar um comentário