segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Semifrio de frutos silvestres

Tenho andado muito absorvida na nova rotina, que a nova casa trouxe à minha (nossas) vidas. Horários e logísticas diferentes, tem-me sobrado pouco tempo para blogs, a acrescentar o limitado acesso à internet durante duas semanas, assunto esse, que só agora parece estar resolvido.

Nos poucos tempos livres, a casa (a nova) ganhou o papel principal: colocar candeeiros, varões, cortinas e outros detalhes que ditam o conforto de uma casa, ou a ausência deste, quando estão em falta.

Mas não podia terminar o ano sem deixar a minha sugestão de sobremesa saudável, natural e bio. Sem adição de açúcar, leite ou natas! Mesmo a calhar para quem já perdeu os créditos com os ultimas festividades.

Esta é uma versão melhorada de um semifrio que publiquei há uns anos atrás: dispensei as natas vegetais e usei geleia de arroz em vez do açúcar mascavado. Tenho que partilhar o imprevisto que me aconteceu durante a confecção: usei frutos silvestres congelados, e a água dos frutos não estava a ajudar a agar-agar a solidificar. Foi preciso de reduzir tudo a puré, levar novamente ao lume e adicionar mais agar-agar. Por isso se puderem usem frutos silvestres naturais, e já agora biológicos.

Ingredientes:
  • 8 dl de bebida de soja (ou arroz ou outra vegetal que gostem)
  • 200g de frutos silvestres
  • 1 colher de sopa de alga agar-agar
  • 3 a 4 colheres de sopa de geleia de arroz
  • 300 g de bolachas ou biscoitos s/açúcar
  • 75g de manteiga vegetal
  • frutos silvrestres q.b. para decorar
Preparação:

Forrar uma tarteira com papel vegetal, ou usem tarteira de silicone que para semifrio são as que resultam melhor. Ferver a bebida de soja com os frutos silvestres, a alga ágar-agar e a geleia. Deixar arrefecer e reservar. Triturar as bolachas e misturá-las com a manteiga (se esta estiver ligeiramente aquecida mistura-se melhor) e forrar o fundo da tarteira. Verter o preparado de frutos silvestres reservado e levar ao frigorífico até solidificar. Desenformar cuidadosamente o semifrio e e servi-lo decorado com frutos silvestres a gosto.
Sugestão: servir com um pouco de compota de fruta. Delicioso!

Peço desculpa pela foto ter sido tirada, já a sobremesa ía a meio, mas era impossível esperar pela luz do dia (a única possível para fotografar cá em casa) para saborear!



Vemo-nos no próximo ano! Sejam felizes hoje e sempre, sorriam muito, abracem muito, sonhem muito e não desistam (nunca) dos vossos sonhos. Façam resoluções todos os dias, não apenas porque o ano no calendário mudou! Comam natural e saudável sempre que possam, tratem com amor do vosso corpo e mente! E acreditem que o que comemos faz (uma grande) diferença.

Um grande beijinho*

Sem comentários:

Enviar um comentário