sábado, 4 de janeiro de 2014

Macro deliciosas: Tempeh

Amado por uns, detestado  por outros.. De sabor e textura peculiar, confesso que não simpatizei com este alimento na primeira experiência. Hoje falamos de tempeh, um produto tradicional da Indonésia, mas também produzido em Portugal. O tempeh é rico em magnésio e cálcio, tem também um enorme quantidade de proteína e é um dos raros produtos de origem vegetal que contém vitamina B12, e além disso ajuda a eliminar toxinas.
O tempeh pode ser utilizado de diversas formas: grelhado, frito, em sopas, estufado com vegetais, esta ultima versão é a minha preferida.

Trata-se feijão de soja cozido e fermentado pela acção de um micro-organismo do género Rhizopus. Tem um processo de fermentação  idêntico ao que produz o queijo, o iogurte, o pão, o miso e tantos outros alimentos fermentados.



Conheci este alimento numa das aulas do curso de culinária macrobiótica, e foram várias as tentativas até a acertar na forma como gosto de consumir tempeh. Lembro-me que foi num almoço no IMP, a primeira vez que comi e gostei, desde a primeira até à ultima garfada. Gosto dele, frito e depois estufado com abóbora hokaido. Uma delícia! Hoje utilizo imenso cá em casa, e não dispenso na alimentação da minha filha, onde opto por usá-lo nas sopas.






Aqui usado em sopas e estufado com abóbora hokaido


4 comentários:

  1. Já fiz algumas tentativas e ainda não consigo "amar"... Mas nunca tentei cozinhá-lo, talvez por isso mesmo...

    Abraço e bom ano!
    **rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! Tenta cozinhar com legumes doces (abóbora hokaido, cenoura e cebola). Na sopa das pequeninas também é excelente. Um quadradinho fornece boa quantidade de proteína. Tudo de bom para ti! Beijinhos*

      Eliminar
  2. Boa ideia para a sopa... Estou farta de por sempre o mesmo na sopa da cachopa! Queria inovar e dar-lhe mais variedade!
    E é sempre carne-peixe... :(

    Abraço!
    **rita

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita! Se quiseres posso dar-te algumas receitas de sopas (macrobióticas) para fazeres para a tua menina. Para não publicares aqui o teu endereço de email, envia-me para constanciaisabel@hotmail.com Beijinhos*

    ResponderEliminar