quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Doce de cacau, bolachas e café

Os dias estão mais cinzentos, é um facto, e a noite chega mais cedo num tom autoritário, para nos recordar que o horário de Verão já lá vai e que agora é tempo de recolher ao conforto dos nossos lares, tal como filho pródigo que retorna a casa, depois de um Verão folião,  repleto de almoços prolongados ao ar livre,  petiscos gulosos ao final da tarde na esplanada da praia, ainda com a pele a saber a mar e rostos rosados pelo sol. Tudo isto já lá vai, mas confesso que amo igualmente esta nostalgia por esta altura do ano, que me convida a retornar aos serões no calor acolhedor do lar e à introspecção. Por esta altura regresso à cozinha de uma forma mais comprometida, procurando receitas e ingredientes mais confortantes, próprios da época.

Castanhas, batata-doce, cereais mais robustos, grão e feijão, chocolate... Comida "home made", familiar.

Ainda bem a tempo do fim de semana, para tornar os nossos dias ainda mais doces no aconchego do lar, partilho uma sobremesa que é muito solicitada lá em casa. Esta receita é adaptada do livro "Tudo o que comemos conta" de Eugénia HortaVaratojo.
Para os fans do chocolate (e não só), esta é uma sobremesa simples, rápida e saudável, sem adição de açúcar refinado, nem lacticínios.

Ingredientes:
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó bio
  • 1/2 litro bebida de soja (ou arroz, aveia, espelta)
  • 3 colheres sopa geleia de arroz
  • biscoitos s/açúcar (eu compro estes na loja Miosótis)
  • 1 colher sopa rasa de agar-agar 
  • 2 colheres sopa de farinha de araruta (ou amido de milho)
  • café de cereais para molhar as bolachas
  • 1 pitada de canela

Preparação:
misturar todos os ingredientes à excepção dos biscoitos e levar ao lume até levantar fervura. Quando estiver a ferver, diminuir o lume e deixar cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo sempre para não pegar. Deitar este preparado num tabuleiro já coberto com as bolachas molhadas em café de cereais. Deixar arrefecer e levar ao frigorífico. Cortar em quadrados e servir.




Bom fim de semana!

2 comentários: