quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tarte de pêra * Pear pie

As minhas primeiras experiências culinárias foram as tartes, de amêndoa. Tinha nessa altura 17 anos, e não me lembro muito bem onde ou com quem aprendi a fazer. Sei que fiz tantas que me tornei pro em tartes de amêndoa. Lembro-me que uma amiga da minha mãe gostava tanto delas que pedia para eu as fazer e vender no seu restaurante. Eram o meu cartão de visita. Depois iniciei-me nas quiches e o processo repetiu-se.

Por isso sempre que a minha mãe me traz muita fruta penso logo em tartes.
Foi o que aconteceu desta vez, tinha imensas pêras e já estavam a ficar maduras, portanto o melhor era deitar "mãos á obra" e aproveitá-las. Primeiro pensei em fazer Crumble mas depois apeteceu-me a tarte.
Acho que estava boa, porque não durou tempo suficiente de eu a fotografar em condições decentes.
 tarte de pêra com compota de mirtilhos
Ingredrientes:
  • 3 pêras rocha tamanho médio
  • 1 chav farinha com fermento
  • 1/2 chav farinha trigo integral
  • 2 ovos bio
  • 1 chav de açucar integral de cana
  • 1 colh sopa manteiga vegetal bio derretida
  • geleia de arroz para pincelar as pêras
  • canela q.b.
  • vagem de baunilha q.b. (opcional)
Corte as pêras em meias luas finas, reserve. Ligue o forno a 180ºC.
Comece por misturar os ingredientes seco:, as farinhas, a canela, a baunilha. Depois bata os ovos com o açúcar, a manteiga derretida e incorpore no preprarado anterior. Deite a massa numa tarteira previeamente untada ou forrada com papel vegetal. Disponha as pêras cortadas em meias luas por cima da massa já na tarteira, comece da periferia até ao centro. Regue com geleia de arroz e leve ao forno durante 25/30min a 180ºC. 
Polvilhe com canela e sirva com gelado, compota de fruta se desejar.

Sem comentários:

Enviar um comentário