sábado, 7 de janeiro de 2012

Borscht - Sopa de beterraba

Uma das minhas sopas preferidas é sem dúvida sopa de beterraba ou Borscht, como é conhecida na Europa de Leste. Eu adoro esta sopa não só pelo seu sabor e aroma tão característicos, como pela sua côr fantástica que me transporta sempre para um cenário diferente da minha cozinha. Existem várias receitas desta sopa, eu pessoalmente nunca a faço da mesma forma, altero sempre um ou outro ingrediente conforme os legumes que tenho em casa.


Esta sopa tem a versatilidade de se poder servir fria ou quente consoante a estação e ocasião.


 A receita que uso como referência é da inglesa  Sophie Dahl. Mas deixo-vos a aqui a minha sugestão para uma borscht deliciosa.


Ingredientes (serve 4 doses):
  • 1 beterraba média já cozida e descascada
  • 2 cenouras médias
  • 1 alho francês
  • 1/2 cebola
  • 1/2 courgete
  • 1 nabo sem rama tamanho pequeno
  • sal q.b.
  • natas de soja (opcional)
  • raminho de endro
Comece por colocar uma panela ao lume com cerca de 1l de água e uma pitada de sal
descasque, lave e corte todos os legumes, excepto a beterraba e junte á água quando esta estiver a ferver. Deixe cozinhar cerca de 25 minutos em lume brando ou até os legumes estarem macios. Junte depois a beterraba (já cozida e sem casca) cortada em 1/4. Deixe cozinhar mais 15 minutos e rectifique o sal. Junte mais um copo de água se achar necessário. retire os legumes do lume e passe com a varinha mágica até obter um puré cremoso e de côr uniforme. Rectifique os temperos (se achar necessário).
Sirva com uma colher de natas de soja e um raminho de endro.
 
nota: As fotos são da galeria do programa "The delicious Miss Dalh", uma vez que o cartão de memória da minha máquina resolveu não funcionar no meu pc.

Sem comentários:

Enviar um comentário