terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fofos de Belas

Olá a todos! Hoje venho falar-vos de uma iguaria gastronómica do concelho de Sintra, que conheço e adoro desde pequena.

Fofo! Não poderia haver nome mais adequado para descrever este delicioso bolo que é  um ex-libris de Belas. Apesar de ainda não terem atingido a projecção nacional e internacional das queijadas, os Fofos de Belas são uma importante referência na riqueza gastronómica de Sintra.



Confesso que tenho uma relação especial com estes pequenos pães-de-ló, pois numa certa altura, menos boa da minha vida, em que estive internada numa casa de saúde ali para os lados de Belas, na hora da visita a minha mãe e alguns amigos traziam-me sempre doces caixas de Fofos de Belas para o lanche.
E ali encontrava o carinho e o amor daqueles que desejavam arduamente que eu melhorasse rapidamente e era um sentimento de conforto e segurança, não estava sozinha.



Estes pequenos pães-de-ló, recheados de creme e polvilhados com açúcar, são confeccionados na famosa Fábrica dos Fofos de Belas, criada há já quatro gerações, e agora gerida por Liberdade Fonseca.

No início, há cerca de 200 anos, naquela casa fabricava-se e vendia-se apenas pão saloio e marmelada. O que é hoje um café, era outrora uma padaria já, então, muito procurada por abastadas famílias de Lisboa.

Os Fofos de Belas, cujo nome inicial era Fartos de Creme, nasceram por criação da mãe de Liberdade, que se lembrou de acrescentar um creme ao pão-de-ló, cuja massa também passou a ser um pouco mais pesada. Afinal, é das coisas simples que se fazem, por vezes, verdadeiras iguarias.

Na Fábrica de Belas não há segredos escondidos. Os Fofos são feitos de ovos, farinha, e leite para o creme. Depois, vão ao forno em pequenas formas. Meia hora mais tarde, estão prontos para fazer o gosto dos mais gulosos.





Não só a receita se manteve inalterável ao longos dos anos, como o próprio forno a lenha onde são cozidos ainda é o original, com a porta de ferro a fazer lembrar os fornos dos palácios reais.

Já conheciam estes deliciosos fofos? Se não, não deixem de visitar a sua fábrica e loja na vila de Belas! Não se vão arrepender!

Sem comentários:

Enviar um comentário