terça-feira, 15 de março de 2011

Tarte de maçã e canela

Depois de alguns dias ausente, regressei á cozinha e ao blog. Por vezes as pausas são necessárias, para meditarmos, reflectirmos... quem somos e para onde vamos, nem que seja apenas para observarmos o mundo que nos rodeia. Não me tenho sentido muito bem nos últimos dias, cozinhar é uma terapia para mim, onde desligo de tudo o que me rodeia, e fico apenas eu e as minhas "ferramentas de trabalho". O resultado foi uma tarte de maçã e canela. Bom lanche!







Ingredrientes:
  • 2 maçãs tipo golden tamanho médio
  • 1 chav farinha trigo sem fermento
  • 1/2 chav farinha trigo integral
  • 1 colh chá fermento para bolos
  • 2 ovos bio
  • 4 colh sopa geleia de arroz
  • 1 colh sopa manteiga vegetal bio derretida
  • canela q.b.
  • raspa de laranja q.b.
  • concentrado de maçã (opcional)
  • vagem de baunilha q.b. (opcional)
Corte as maçãs em meias luas finas, reserve. Ligue o forno a 180ºC.
Comece por misturar os ingredientes seco:, as farinhas, o fermento, a canela, a baunilha. Depois bata os ovos com a geleia, a manteiga derretida e incorpore no preprarado anterior. Deite a massa numa tarteira previeamente untada ou forrada com papel vegetal (se usar tarteira de silicone não é necessário). Disponha as maçãs cortadas em meias luas por cima da massa já na tarteira, comece da periferia até ao centro. Regue com o concentrado de maçã e leve ao forno durante 25min a 180ºC. Polvilhe com canela e sirva com gelado, compota de fruta se desejar.

3 comentários:

  1. wooow jases!
    Morri.... também querooooo :P ehehhe

    xoxo,
    Ivânia Diamond*

    ResponderEliminar
  2. Olá Constância - vou guardar a receita. Espero que melhores e que as terapias da cozinha te façam bem! - farão com certeza. ;)

    Beijinhos,
    Matilde

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Matilde! um bjinho

    @Ivânia experimenta a receita, é muito simples! e sem açucar ;) kiss, kiss*

    ResponderEliminar