segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Salada de feijão frade [ainda do Verão]

O que mais gosto na cozinha de Verão é a sua versatilidade, a frescura e a forma prática como podemos combinar ingredientes. Sou amante das saladas. Frescas, nutritivas, saudáveis, coloridas e despreocupadas.

No dia do regresso e ainda do meu Verão: Saladinha de feijão frade.



Salada de feijão frade com alface, cebola e pimento. Acompanhada de arroz integral com sementes de girassol e sésamo pretas e salteado de cenoura e alga arame.

Podem comprar feijão frade já cozido ou então cozinhar em casa na panela de pressão, depois de demolhado. Juntar alface (ou rúcula e agrião), tomate, cebola e pimento (já cozinhado).

O arroz integral é cozinhado na pressão, receita aqui.

As sementes de girassol e sésamo podem ser tostadas numa pequena frigideira em lume baixo, apenas durante um minuto ou pouco mais, de forma a libertarem o óleo que contêm. É importante não deixar queimar ou tostar demasiado, pois perdem as propriedades benéficas. Depois podem guardar num frasco de vidro e reservar. São um ótimo snack para pausas a meio da manhã ou tarde. Excelente em saladas.

Deixar a alga arame (1 colher de sopa bem cheia) de molho numa tacinha com água morna. Cortar cebola e cenoura em juliana fininha. Numa frigideira saltear a cebola e a cenoura num pouco de azeite, juntar uma colher de sopa de shoyu (molho de soja), deixar cozinhar alguns minutos. Adicionar as algas já demolhadas e escorridas. Deixar cozinhar por mais 5 minutos.Podem temperar com umas gotinhas de sumo de limão ou gengibre.

Sem comentários:

Enviar um comentário