quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Feito em casa [detergentes ecológicos]

Acredito que podemos marcar a diferença em cada pedaço do nosso dia. Em ultima instância,a escolha é sempre nossa. Somos os motoristas da nossa estrada, os escritores da nossa história.
 
Uma vida harmoniosa e saudável, não depende só daquilo que comemos, mas também pelo estilo de vida que adoptamos e pela forma como tratamos a nossa casa mãe, o planeta que habitamos e que é de todos.

É necessário e urgente fazer escolhas mais saudáveis e mais ecológicas todos os dias. E isso está ao alcance de todos nós, e porque não começar com pequenos gestos nas nossas casas?
Vivemos numa era em que todos os produtos que consumimos estão carregados de substâncias químicas, prejudiciais à saúde e ao ambiente. Os produtos de cosmética e limpeza não são excepção. Ultimamente aumentou a minha curiosidade sobre produtos ecológicos "home made". Tenho lido e pesquisado sobre o assunto, e aprendi alguns truques simples que podemos fazer em nossas casas, mais ecológicos e também mais económicos.

Hoje não vou escrever receitas, mas sim como fazer algumas tarefas domésticas de forma mais natural e ecológica.

Uma dica importante: para fazer os seus próprios detergentes, guarde-os com etiqueta em frascos ou garrafas de vidro e anote de que produto se trata (desinfectante, lava-tudo, etc) e em que data foi feito.

Para ter sempre à mão:

Bicarbonato, sal, limão e vinagre são os produtos aliados para uma limpeza mais ecológica em casa.

Limpar o chão:
Misturar dois limões com vinagre branco e guardar num recipiente durante uma semana. Coar a mistura e junte sabão líquido natural.

Limpar o forno:
Espalhar sal pelas paredes do forno, enquanto ainda estão quentes. Retirar depois do forno ficar frio. O sal vai absorver a gordura.

Limpar o frigorífico:
Misturar bicarbonato de sódio com água para limpar o interior do frigorífico. O bicarbonato de sódio tem uma grande capacidade para neutralizar os odores.




Créditos: fotos arquivo "El Mueble"

Sem comentários:

Enviar um comentário