segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Mercados e lojas [onde gosto de comprar]

Gosto de mercados e de feiras. Talvez porque desde pequena que fui habituada a ir à “praça” com a minha mãe ao Sábado de manhã. Gosto da azáfama instalada, daquela gente madrugadora e do casamento de cheiros que paira no ar: legumes, fruta, flores, pão, café. Quase que se distinguem as notas de cada um. Gosto mesmo de mercados e feiras, de comida e de “velharias”.
 
Houve uma altura na minha vida que ía pouco (quase nunca) ao mercado. Comprava tudo em grandes superfícies comerciais.
Quando começámos a jornada na alimentação macrobiótica, descobri uma série de novos alimentos que não encontrava nos lugares convencionais, por consequência descobri novas lojas e regressei aos mercados. Pouco a pouco, não conseguia comprar nas lojas (antigas) habituais, a minha lista de compras estava completamente deslocada.
 
Hoje, com a mudança de casa, estou novamente a tentar adequar a minha lista de compras às lojas e ofertas das redondezas.
 
Tenho recebido algumas mensagens a questionar onde compro alguns produtos que uso nas minhas receitas. Posso-vos dizer que durante a semana, como estou por Lisboa, compro o que preciso nas seguintes lojas (passo a publicidade):
 
 
 
Legumes, frutas, frutos secos e alguma mercearia na loja Miosótis. De todas as lojas bio, para mim é sem dúvida, a mais em conta. Lá podem encontrar legumes, frutas, pão, peixe, massas, cereais, alimentação macrobiótica, congelados, etc, tudo orgânico.
Também gosto de ir à Biocoop. Não vou lá tantas vezes como gostaria, porque a minha logística agora não o permite.
 
Quando vivia em Lisboa, aos Sábados de manhã, ocasionalmente, gostava de visitar os mercados Agrobio do Campo Pequeno e Príncipe Real. Os produtos são um pouco mais caros, mas o passeio e o prazer de poder comprar em banquinhas na rua, tão mimosas e perfumadas, vale mesmo a pena.

Sou cliente das lojas Celeiro, onde compro grande parte da minha mercearia (tofu, seitan, tempeh, flocos de cereais, produtos macrobióticos, bebida de arroz). Com o cartão acumula-se pontos com as compras. Aos 200 pontos têm-se vales de 12 €. Compensa!

Um projecto que gostaria muito de concretizar, e que tenho na minha lista de projectos a curto prazo, é ter a minha própria horta orgânica, onde possa cultivar algumas das hortícolas que mais consumimos lá em casa.
 
Podem saber mais sobre agricultura biológica e pontos de venda no site da Agrobio.
 
Espero ter ajudado!

Sem comentários:

Enviar um comentário