terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Começar a semana com a Dieta nº 7 [e como fazer arroz integral]

Na sexta-feira passada fazia planos para o fim-de-semana. Avizinha-se um fim de semana chuvoso, segundo as previsões meteorológicas. Os planos e actividades fora de casa seriam adiados para os dias em que o sol decidir nos presentear com sua luminosa presença.

Estes são os dias perfeitos para experimentar aquelas receitas que desejo fazer há algum tempo, ler um livro, ver um bom filme embrulhada numa manta bem quentinha (já não o faço há imenso tempo), organizar a casa e as ideias.

O fim-de-semana chegou e trouxe por companhia uma enorme tempestade. Passou a correr (como sempre), e todos os meus planos foram adiados em mais uma semana (pelo menos).

Segunda-feira. A semana não começou da melhor forma. O imprevisto visita-nos e instala-se muito comodamente na nossa casa. Não me lembro de o ter convidado... Não importa. Focar-me nas soluções e não nos problemas. Nada que uma chávena de chá quente não ajude. Digo isto no sentido figurado, porque quando preciso de pensar, retiro-me e acompanho-me por uma chávena de chá de 3 anos.

Com o inicio da semana comecei a Dieta nº7 de George Ohsawa, tal como havia registado aqui. Muito resumidamente, é uma dieta de limpeza do organismo, que consiste em comer essencialmente arroz integral, durante 10 dias. No entanto, estou a fazer mais a versão da Dieta nº6, que inclui sopa de miso, sementes e vegetais verdes escaldados. Bebo também chá de 3 anos e caldo de legumes doces para equilibrar os níveis de açúcar e controlar os "desejos".

Balanço do primeiro dia: o meu corpo está a reagir  melhor do que eu esperava. 
Senti alguma fome, mas temia mais o desejo por pão e doces e a falta de café.

Esta dieta é também uma forma de disciplinar o corpo e a mente. Diana publicou (e muito bem) sobre este tema. 
Equilibrar. Abandonar os prazeres rápidos, sensoriais. 
Sentir, observar, cuidar de mim.

O que se cozinha cá por casa nestes dias:
 







 

Arroz integral (na pressão):


  • 1 tigela de arroz integral
  • 3 tigelas de água
  • Sal
Colocar o arroz lavado na panela de pressão juntamente com a água e levar ao lume. Quando levantar fervura, juntar uma pitada de sal. Baixar o lume e tapar bem. Deixar 40 minutos.

Gosto de comer o arroz com gomásio e uma mistura de sementes de girassol, sésamo e abóbora, ligeiramente tostadas.

*simples ;)

1 comentário: