sábado, 27 de outubro de 2012

Risotto

Confesso que nunca fui muito jeitosa a cozinhar arroz! Eram raras as vezes que o meu arroz saía bem: ou porque não acertava nas medidas, ou porque não acertava com o tempo de cozedura. A verdade é que eu nunca seguia uma receita á risca, fazia sempre "a olho", e não me corria muito bem!

Quando nos iniciámos na alimentação macrobiótica, descobri o arroz integral, o cereal de eleição, e a foi por essa altura que comecei a respeitar as medidas de água para uma dose de arroz, a utilizar a panela de pressão, et voilá! Finalmente o meu arroz começou a sair bem!

Cá em casa comemos muito arroz (integral e de origem biológica), e por essa razão comecei a descobrir novos pratos, e novas receitas de arroz! Mas nunca me aventurava no risotto, esse maravilhoso prato de origem italiana, colocando-o sempre num patamar elevado na hierarquia da culinária, o qual os meu dotes de cozinheira não alcancaçavam!

No ano passado tive a oportunidade de visitar uma exposição de vinhos do Douro e do Porto, onde estava a Lígia Santos (primeira MasterChef portuguesa) numa pequena mostra de cozinha ao vivo. E o prato cozinhado pela Lígia foi um risotto de ameijôas, feito com uma qualidade de arroz português e não com o arroz arborio, como é habitual. O resultado foi delicioso!

A partir daí, pensei que talvez não fosse assim tão complicado fazer risotto e aventurei-me! Pesquisei algumas receitas de risotto, e o truque é: ir regando sempre o arroz com caldo de legumes, nunca deixando secar! A receita que fiz é da Sophie Dahl e podem encontrá-la aqui 

Aproveitem o fim de semana para experimentarem novas receitas!


Sem comentários:

Enviar um comentário