segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Macro deliciosas: Sopa de Miso

Olá a todos! Como estão? Uma categoria de mensagens que já tinha em mente há algum tempo, era precisamente partilhar com vocês algumas "dicas" e receitas que fui aprendendo neste meu pequeno percurso na culinária macrobiótica. Nem sempre cozinho macrobiótica, e tento não publicar apenas receitas macrobióticas, mas sim aquelas que eu gosto de cozinhar e que fazem parte da minha cozinha. No entanto estes ingredientes e estas receitas mudaram as nossas vidas, por isso na maior parte das vezes publico receitas macrobióticas. E hoje inauguro uma nova publicação: Macro deliciosas - receitas e dicas macrobióticas! Se tiveream alguma dúvida com alguma receita ou ingrediente, não hesitem e enviem o vosso comentário!


Uma das receitas mais usadas em macrobiótica é a famosa sopa de miso. De origem japonesa, este caldo de legumes é uma verdadeira relíquia para o bem estar, com propriedades terapêuticas, revitaliza corpo e mente. Confesso que a primeira vez que experimentei não morri de amores, mas como diz o ditado: primeiro estranha-se, depois entranha-se. E agora sou uma verdadeira fan desta sopa que consumo várias vezes por semana.

Ingredientes: Miso de cevada (ou de arroz), cebola, cenoura, alga wakamé (demolhar 5 min), gengibre e cebolinho.

Preparação: Coloque numa panela a água necessária para a quantidade de sopa que pretende fazer, adicione a cenoura e cebola cortada em cubos pequenos. Deixe cozinhar 10 minutos e adicione alga wakamé (previamente demolhada) cortada em tiras pequenas. Quando a água ferver, retire com uma taça um pouco da água e dissolva o miso (1 colher de sobremesa para cada tigela de sopa). Acrescente o miso já dissolvido à sopa e, assim que começar a querer borbulhar, apague o lume, é muito importante não deixar ferver, pois a fervura destroi as enzimas presentes no miso. Sirva com cebolinho e sumo de gengibre (ralar o gengibre e espremer o sumo da polpa).

Pode alternar o sabor final da sopa escolhendo coentros, salsa, alho francês ou sumo de limão em vez do gengibre ralado e do cebolinho!

Sem comentários:

Enviar um comentário