terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bolo de maçã e canela, uma chávena de chá e dois dedos de conversa..

Tenho andado um pouco adoentada, uma constipação que me fechou 4 dias em casa. Nos primeiros dois dias não sai da cama, mas depois pouco a pouco regresso á cozinha. Hoje uma visita de uma querida amiga pediu um bolinho de lanche, e o escolhido foi bolo de maçã e canela! Fiz numa forma de pão, para fugir um pouco á forma de bolo tradicional. Para acompanhar chá de 3 anos com limão (o meu eleito) e dois dedos de conversa com uma deliciosa companhia!
Já me sinto bem melhor!



Serve 8:
  • 250g de farinha trigo branca (se puder use biológica)
  • 175ml de azeite ou óleo de grainha de uva
  • 1 ovo biológico
  • 2 maçãs cortadas aos cubinhos
  • 1chávena de geleia de arroz
  • 2 colh de sopa de mel
  • 2 colh de chá de canela
  • 1 ptd de sal
Bata os líquidos (azeite, geleia e o mel) com o ovo. Incorpore a farinha, a canela, a maçã e o sal e envolva até obter uma massa homogénea. Unte uma forma de bolos com azeite e polvilhe de farinha (se preferir forre-a com papel vegetal). Deite a massa e leve ao forno a cozer até dourar e ficar bem sequinho.

Nota: experimente colocar alguns pedacinhos de maçã no topo da massa depois de estar toda na forma, vai fazer uma camada de maçã fofa e doce.

4 comentários:

  1. hummm, deve ser deliciosooooo! :) Acabei de passar a receita para o meu caderninho para experimentar nos próximos dias! Obrigada pela partilha :) Espero que já estejas recuperada a 100%! Beijinhoos

    ResponderEliminar
  2. Olá Constância! Descobri o teu blogue por acaso, na procura de alguma página do restaurante 5 sabores. Vou anotar o endereço para seguir algumas das tuas sugestões de culinária, já que até as imagens cheiram bem! ;)
    Beijinhos!
    Matilde
    (uma das aspirantes a cozinheira do curso do IMP ;))

    ResponderEliminar
  3. Olá Matilde! Obrigada pelo teu comentário! è sempre bom saber quem nos segue do outro lado! Um bjinho*

    ResponderEliminar