Sobre a tarde de ontem. Gosto das tardes assim, descontraídas e despretensiosas, saboreadas no aconchego desta casa, que a cada dia que passa, sente-se cada vez mais nossa. O dia começou mais tarde, sem pressas. Houve tempo para ir ver o mar, beber um café bem quente e reconfortante, na esplanada da praia, enquanto o vento frio se sentia no rosto. Caminhar no pinhal, trazer uma cesta cheia de pinhas para casa. Gosto mesmo destas tardes assim. Por instantes somos donos e senhores do nosso tempo, e sentimos que temos todo o tempo do mundo. Chegar a casa. Acender a lareira. Regressar à cozinha. Apetecia-me mesmo crumble. Nos tempos do restaurante macrobiótico, fiz tanto crumble, que durante alguns anos deixei a receita esquecida algures na minha memória, até ao dia de ontem.
Não existe uma só receita de crumble. Ontem não segui nenhuma em particular. Deixei-me levar lentamente pelos passos da minha receita que a memória deliciosamente me devolveu.
créditos imagens |
Crumble de maçã e pêra:
- 1 taça (de sopa) cheia de flocos (faço uma mistura de flocos de aveia, espelta, arroz, centeio o que tiver em casa)
- 2 colheres de sopa de sementes de girassol (ou abóbora, podem usar outras sementes que gostem)
- 1 mão cheia de sultanas
- 1 mão cheia de amêndoas (avelãs e nozes se preferirem)
- 2 pêras
- 2 maçãs
- 4 colheres de sopa de geleia de arroz (ou espelta)
- 4 a 5 colheres de sopa de óleo de sésamo
- canela em pó q.b.
Pré aquecer o forno a 180º C. Cortar as maçãs e as pêras em fatias finas. Deixar repousar numa taça com água e umas gotas de sumo de limão para não oxidarem. Reservar.
Juntar todos os ingredientes secos (os flocos, as sementes os frutos secos) numa taça. polvilhar com canela e envolver. Juntar o óleo de sésamo e a geleia ao preparado. Envolver novamente até que a mistura não esteja seca. Dispor as fatias de maçã e pêra num tabuleiro de ir ao forno. Polvilhar com canela e um fio de geleia de arroz (se gostar do crumble mais doce). Deitar o preparado dos flocos por cima da fruta já disposta no tabuleiro. Espalhar uniformemente e calcar com as mãos, para que os flocos adiram à fruta. Levar ao forno cerca de 20 a 25 minutos.
Podem servir com compota de fruta, creme de baunilha, polvilhado com canela.
Huuum que boa receita!
ResponderEliminarAinda nao tinha pensado em fazer o crumble com geleia.... deve ficar perfeito!
Obrigada!
Querida acreditas que ia sugerir/pedir uma receita de maçã aqui no blog? eu adoroo crumble de maçã, e no Inverno é fantástico :) Nem foi preciso pedir yeahh :) grata pela partilha, beijinho*
ResponderEliminarEva, uso geleia de arroz em todas as sobremesas. é efectivamente menos doce, mas o paladar habitua-se e depois agradece. experimenta! M. sempre em sintonia ;) Beijinhos*
ResponderEliminar