Entra o Outono. A época em que tudo muda e a cozinha não é exceção. As temperaturas começam a descer e a energia da estação entra na sua fase mais condensada (yang). Manhãs semi luminosas, tardes douradas. Novos aromas, novas cores. A natureza muda a sua paleta de tons: laranja, vermelho, castanho, amarelo. É nesta altura que o arroz se desenvolve , assim como os legumes de folha verde mais dura: agrião, couve portuguesa. As saladas e os salteados cedem gentilmente o seu lugar aos estufados, tempuras, legumes doces, que nos ajudam a aquecer corpo e a alma. Batata doce, millet, abóbora, castanhas. Regressamos a casa de baterias carregadas, dos dias passados ao ar livre nas estações anteriores.
Nostalgia. Introspecção. Reflexão.
créditos imagem |
1 chav. de millet
4 chav. de água
2 de abóbora hokaido.
1 cebola média
1 colher sopa de óleo de sésamo (ou azeite)
pitada de sal
noz mosacada
Lave o millet, reserve. Numa panela deite a abóbora e a cebola cortada em cubos e o óleo de sésamo. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Adicione o millet e saltei mais um pouco. Junte então 3 chávenas de água e tempere com sal e noz moscada. Deixe levantar fervura, reduza o lume e deixe cozinhar cerca de 25 minutos. Mexa regularmente e adicione a restante quantidade de água pouco a pouco. Triture ate obter um puré. Para obter um puré mais cremoso, pode juntar no inicio uma chávena de leite de soja ou aveia.
Sirva com cebolinho ou salsa picada ou com sementes de abóbora e girassol tostadas.
Olá, bom dia!
ResponderEliminarMuito interessante a receita, só não percebi em que parte cozemos o Millet, é quando juntamos a água e sal?
Obrigada :)
Olá! Tem razão. A receita estava incompleta. Tinha saltado esse passo. Mas já corrigi. Experimente que fica delicioso :)
Eliminar