A Primavera finalmente perdeu a sua timidez, e o sol abraça calorosamente estes dias maiores.
Arrumamos finalmente as botas pesadas, cansadas deste longo e cinzento Inverno, e os casacos compridos, despedimo-nos sem saudosismos das cores do frio e saudamos alegremente as novas cores de um guarda-roupa primaveril.
A alimentação não é excepção, e com a chegada da Primavera saudamos um novo leque de alimentos, menus e métodos culinários mais primaveris. Devemos adaptar a forma como cozinhamos às diferentes estações do ano, uma vez que climas diferentes requerem uma alimentação diferente.
Na macrobiótica, usa-se yin e yang para estabelecer o equilíbrio e harmonia na nossa saúde e nas nossas vidas. Consegue-se esse equilíbrio nos alimentos através do método culinário (estufado, pressão, salteado, forno, frito, etc.), do tempo de confecção, quantidade de sal, água ou óleo.
Sendo a Primavera (tal como o Outono) uma estação intermédia, as refeições devem ser mais equilibradas e centradas, preferem-se métodos culinários mais suaves, menos temperados e alimentos fermentados.
Os cereais da estação são o trigo e a cevada, e os legumes redondos e verdes, como os bróculos.
Hoje trago uma receita de Soba (massa feita a partir de farinha de trigo sarraceno ou de uma combinação de farinha de trigo sarraceno e farinha de trigo integral) salteada com legumes.
Perfeita para almoços descontraídos ao ar livre no terraço ou na varanda, ideal para um piquenique ou para levar para a praia.
créditos imagem |
Massa (soba) salteada com legumes:
- 1 embalagem de soba
- 1 cebola
- 1/2 alho francês
- 2 cenouras
- 4 folhas de couve chinesa
- mistura de cogumelos (paris, marron, shitake)
- 1 colher de sopa de alga aramé
- azeite
- shoyu (molho soja)
- vinagre de arroz (opcional)
- sementes de sésamo
- cebolinho picado.
Preparação:
Colocar as algas de molho num pouco de água morna e reservar. Entretanto cozer a soba em água de acordo com as intsruções da embalagem. Depois de cozinhada, passar por água fria e reservar.Cortar todos os legumes em juliana e salteá-los numa frigideira larga ou wok, em azeite e molho de soja. Adicionar um pouco de água (meia chávena será suficiente) para não pegar. Escorrer a água das algas e junte-as ao salteado. Adicione a massa e envolva bem. tempere com umas gotas de vinagre de arroz e desligue o lume. Junte por fim as sementes de sésamo e cebolinho picado.
nota: esta massa também resulta muito bem na sopa de miso.
Sem comentários:
Enviar um comentário